segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pesquisa para Agencia-

A IMPORTÂNCIA DA INTERNET

A Internet uniu as pessoas e diminuiu distâncias,é a ferramenta mas inteligente já criada pelo homem.Surgiu na década de 60 a partir de pesquisas militares ,nos períodos áureos da guerra fria , quando dois blocos ideológica e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos.O departamento de defesa americano queria criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos. A intenção era descentralizar informações valiosas de forma que não fossem destruídas por bombardeios se estivessem localizadas em um único servidor.

Assim a ARPA, (Advanced Research Projects Agency), uma das subdivisões do Departamento, criou uma rede conhecida por ARPANET, ligada por um backbone (“espinha dorsal”, isto é, estruturas de rede capazes de manipular grandes volumes de informações) que passava por debaixo da terra, o que dificultava sua destruição. O acesso à ARPANET era restrito a militares e pesquisadores, demorou chegar ao público em geral, pois temiam o mau uso da tecnologia por civis e países não-aliados. A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. O ataque inimigo nunca aconteceu, mas o que o Departamento de DEFESA DOS ESTADOS UNIDOS não sabia era que dava início ao maior fenômeno midático do século. O único meio de comunicação que em apenas 4 anos conseguiria atingir cerca de 50 milhões de pessoas.

“A internet é acima de tudo uma criação cultural”.Essas são as palavras do sociólogo espanhol e estudioso da rede Manuel Castells.Uma pesquisa feita pela Internet World Estatistics em junho de 2007 afirma que existem cerca de 1 bilhão e 234 milhoes de usuários da internet .Essa maravilhosa ferramenta faz parte da vida da grande maioria da população mundial, mas a maior incidencia de uso é do Brasil, existem mais internaltas brasileiros do que de outros países.



A internet trouxe com ela uma infinidade de facilidades pra nossa vida, com ela podemos nos comunicar com várias pessoas,quer estejamos muito longe ou perto,com ela podemos fazer várias coisas sem precisar sair de casa.também temos acessos a várias informações com muita facilidade.Um dos sites de relacionamento mais conhecidos e usados pela grande maioria e principalmente pelos jovens de hoje em dia é o ORKUT.Nele nos podemos adicionar amigos formando uma rede,podemos postar fotos,mandar recados,comentar as fotos dos nossos amigos,podemos fazer uma infinidade de coisas. Com a internet podemos fazer trabalhos da escola,transações pela internet e saber noticias do mundo inteiro em tempo real.Enfim a internet tem uma grande impôrtancia na nossa vida o que seria da vida de todos nós sem ela?.




Fontes:

http://www.interponta.com.br/~tutorial/suporte/comosuriguainternet.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário